Conferências


2017/2018



“Os riscos de uma alimentação industrializada”
“A importância da biodiversidade”


O biólogo Jorge Paiva, do Centro de Ecologia Funcional do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, esteve na nossa escola no dia 6 de novembro para apresentar duas conferências, envolvendo todos os alunos do 9ºano.
Durante as duas palestras, o Doutor Jorge Paiva, alertou para a importância dos perigos que se escondem na nossa alimentação quotidiana e apelou ao compromisso de todos para a preservação da biodiversidade do nosso planeta, dada a sua importância para a sobrevivência da espécie humana.




"Uma arte exclusivamente Portuguesa: A Arte Xávega"


O investigador e professor do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, Miguel Ângelo Pardal, deslocou-se à ESAP, em duas tardes, para leccionar uma aula para os alunos de Biologia do 12ºano. Esta atividade iniciou-se com uma primeira parte teórica, seguindo-se uma parte prática em que os alunos tiveram oportunidade de dissecar diferentes espécies de peixes, aprendendo a identificar os diferentes órgãos internos, bem como a própria espécie.








Estratégias para prevenir a replicação do vírus da imunodeficiência humana

Decorreu, no dia 3 de outubro, no auditório da Escola Adolfo Portela, uma conferência subordinada ao tema “Estratégias para prevenir a replicação do vírus da imunodeficiência humana”, dinamizada pela Dra. Bárbara Gomes, ex-aluna da nossa escola e que, neste momento, é investigadora no Instituto de Medicina Molecular de Lisboa.
Dez anos é o tempo médio para um medicamento ser introduzido no mercado.
Sabes qual o percurso dele até esse dia? Como é a sua descoberta? Qual o papel dos investigadores?
Nesta apresentação a Dra. Bárbara abordou a ciência em Portugal, o que é ser cientista, e deu a conhecer uma nova estratégia contra o vírus da imunodeficiência humana desenvolvida por uma equipa portuguesa da qual faz parte.





2016/2017

Um caso de estudo de Paleopatologia
Decorreu, no dia 9 de fevereiro, no auditório da Escola Adolfo Portela, uma conferência subordinada ao tema “Um caso de estudo de Paleopatologia”, proferida por Ricardo Gomes da Universidade de Concepción (Chile).
Nesta conferência, foi apresentado um caso particular de Paleopatologia humana, área de investigação que, atualmente, é considerada uma subdisciplina da Antropologia Biológica, que investiga evidências primárias, com ossos, e evidências secundárias, como representações iconográficas.
Refira-se que a Paleopatologia é, segundo a sua etimologia, o estudo (logos) das doenças (pathos) do passado (paleo), sendo que este vocábulo surgiu, pela primeira vez, em 1893, no título de uma publicação de R.W. Schufeldt.





2015/2016


Virologia 


 Professor Doutor Rui Soares - Universidade de Coimbra


Investigação com pinguins na Antártida 
 Professor Doutor José Xavier - Universidade de Coimbra

 
Antropologia Forense

Professor Doutor Ricardo Gomes – Universidade de Concepcion, Chile