O Clube

Patrono
Galileu Galilei foi personalidade fundamental na revolução científica. Desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo. Contudo a principal contribuição de Galileu foi para o método científico, pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica. Devido a isto Galileu é considerado como o "pai da ciência moderna".

Caracterização
O Clube de Ciência surge inicialmente como parte integrante do Projeto Mais Ciência Experimental na Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP).
A ação do clube centrar-se-á na divulgação das atividades do Projeto Mais Ciência Experimental na ESAP e no lançamento de outras atividades que reforcem a importância da ciência nos Ensino Básico e Secundário.

Objetivos
O principal objetivo do Clube de Ciência é promover o aparecimento, dentro da escola, de programas inovadores e de qualidade que indo para além dos currículos, ajudam a criar uma cultura de excelência que acabe por se disseminar dentro da escola, com a participação de agentes externos ligados às universidades, aos institutos de investigação e à comunidade em geral. O clube promoverá, em particular, ações ligadas ao ensino experimental procurando desenvolver nos alunos competências no âmbito da ciência moderna, pelo que poderão/deverão ser criados programas com as entidades parceiras.

Destinatários
Alunos do Ensino Básico e Secundário da ESAP e das escolas do meio envolvente, professores e encarregados de educação.

Parcerias
ESAP – Escola Secundária Adolfo Portela
APEDESAP – Associação de Pais e Encarregados de Educação da ESAP
IEC – Instituto de Educação e Cidadania
UA – Universidade de Aveiro
Ciência viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica


Assinatura de protocolo com Instituto de Educação e Cidadania 

 27-1-2012